sexta-feira, 13 de julho de 2012

Poor Knights Island!


Sem dúvida, hoje foi um dos dias mais legais da minha vida.

Acordei as 7 da manhã para ir até Tutukaka, um local próximo do hostel que eu estou,  e onde há passeios com mergulho em uma ilha.
Ainda no hostel, conheci uma inglesa chamada Lowenne, que também está hospedada aqui e que tinha agendando o mesmo passeio de mergulho, onde tinhamos que estar no local combinado as 8:00.
Chegando em Tutukaka, tivemos uma breve instrução de como seria o passeio, onde nos informaram que pegariamos um barco até uma ilha que fica bem afastada da costa e que ficariamos o dia inteiro por lá. Dito isso, partimos em uma fria manhã, onde o sol mal tinha aparecido, para a ilha chamada “Poor Knights Island”

Eleita pelo falecido Jacques Cousteau como um dos 5 melhores destinos do mundo para se mergulhar devido a água extremamente clara e a enorme variedade de vida aquática, a “Poor Knights Island” é uma reserva marinha com acesso em terra proibido, no entanto os mergulhos são permitidos se acompanhado por profissionais.

Chegando na ilha, a água estava extremamente fria visto que aqui nessa época do ano é inverno, por isso colocamos roupas especiais de mergulho para manter o corpo aquecido e antes de ter a real experiência de ir para o fundo do mar, tivemos a oportunidade de ficar nadando e praticando apenas com o snorkel (óculos + cano para respirar fora da água).

O local é INDESCRITÍVEL. Eu como nunca tinha mergulhado fiquei encantado com um lugar tão maravilhoso. Só de colocar a cabeça dentro da água já é possível avistar vários corais e algas, além de milhares de peixes de tudo que é tipo de tamanho e espécie. Fiquei uma meia hora apreciando tudo aquilo até que finalmente chegou a minha vez  de ir para o fundo do mar.
Simplesmente foram os 40 minutos mais empolgantes da minha vida. Eu não tenho nem palavras para descrever toda essa experiência que vai ficar para sempre na minha memória. Fui a 12 metros de profundidade e conheci um mundo novo de cores, formas e espécies únicas para todos os lados que eu olhava. Nadei no meio de cardumes de, sem mentira, mais de mil peixes que não se importavam nem um pouco com a minha presença e até encostavam em mim, além de arraias e enguias que surgiam entre eles.

Voltando a superfície, peguei um caiaque que tinha no barco para ficar dando voltas pela ilha e depois peguei novamente o snorkel para ficar observando mais da vida marinha enquanto as outras pessoas mergulhavam.

Quando eu já achava que era impossível o meu dia ficar melhor,  estava nadando sozinho e distraidamente olhando cardumes de pequenos peixes, quando um vulto grande passou nadando por mim muito rápido e me dando um baita susto. Fiquei olhando em baixo da água para todos os lados para saber o que era quando mais uma vez o vulto se aproximou e pude ver que era uma foca que começou a nadar em círculos em volta de mim, me observando com uns olhos enormes e vindo na minha direção com a boca aberta mostrando os dentes. Confesso que nesse momento eu me apavorei, porque aquele bicho era muito rápido e chegava a menos de 10 centímetros de mim mostrando toda a dentadura. Eu começei a nadar muito rápido em direção ao barco, que estava longe, e a foca continuava nadando em círculos na minha volta. De repente me veio na cabeça, talvez uma aula de biologia, ou sei lá o que, que focas comem peixes pequenos e aquela não teria motivo nenhum para me fazer mal, então eu simplesmente parei e fiquei observando o que ela ia fazer, até que percebi que na verdade ela estava brincando comigo, chegando cada vez mais perto de mim e me deixando tocar nela com a mão por um tempo para depois voltar a nadar ao meu redor. Quase chorei de alegria nessa hora e como eu ja estava um pouco perto do barco, uma das gurias que estava junto conseguiu filmar um pedaço desse momento único!

Uau! É muita coisa para um dia só, vou parar por aqui.

PS: Infelizmente não era possível fotografar embaixo da água então somente fotos da superfície. O resto só na minha memória mesmo.


































Nadando com a foca!!

Um comentário:

  1. Que show Guilherme, obrigada por compartilhar... agora também quero ir lá! :) Tânia.

    ResponderExcluir