domingo, 22 de julho de 2012

Kaikoura & Christchurch!

Oito da manhã eu já estava na estrada em direção a "Kaikoura", uma cidade bem pequena localizada na costa do oceano pacífico, que se tornou um popular destino turístico pela abundante vida marinha existente, principalmente baleias, focas e golfinhos. O que mais atrai estrangeiros para a cidade, são os passeios de barco para a visualização das baleias. Eu acabei não fazendo porque era muito caro e o máximo que se consegue ver é a cauda da baleia pra fora da água. Além disso, antes de chegar na cidade tive uma compensante visualização de focas sem pagar nada e sem ninguém por perto. A estrada que leva até Kaikoura fica muito próxima do mar, separada apenas pela areia, pedras e um pequeno barranco. Nessas pedras, dezenas de focas passam o dia tomando sol e dormindo. Parei o carro assim que vi várias delas juntas e cheguei a menos de um metro dessas inofensivas criaturas. Elas bocejavam, resmungavam, brincavam, sem nem se importar com a minha presença. Com certeza com isso eu já ganhei meu dia e valeu muito mais que um passeio de barco para ver a cauda de uma baleia. :)

Saíndo de Kaikoura, cheguei então em "Christchurch", a maior cidade da Ilha Sul da nova Zelândia, com uma catedral sendo o ponto turístico principal e reconhecida como o edifício mais bonito em estilo renacentista de toda a Australásia.
Isso até antes do dia 22 de Fevereiro de 2011, quando um terremoto de 6.3 graus atingiu a região, destruindo grande parte da cidade, principalmente a região central, deixando mais de 150 mortos.
O centro da cidade, marcado pela quadra onde se localiza a catedral, está todo isolado podendo-se observar apenas de longe, através das grades, os destroços deixados pelo terremoto. Uma imagem triste de se ver. Parece uma cidade fantasma com prédios destruídos e abandonados por todos os lados.
Mais de um ano depois a cidade ainda procura corpos desaparecidos entre os escombros e tenta reconstruir a parte perdida. A catedral ficou parcialmente destruída, e hoje há uma grande polêmica em torno dela pois a prefeitura quer derrubar o que sobrou para construir um novo edifício pois seria muito caro reconstruí-la por inteiro. Mas os habitantes de Christchurch lutam e vão as ruas em passeatas todos os domingos exigindo e incentivando que a catedral, o símbolo da cidade, seja reerguida.
Hoje em dia há no museu da cidade uma sessão inteira dedicada ao trágico dia 21 de Fevereiro. Com peças recuperadas entre os destroços, imagens das equipes de resgate trabalhando nos escombros, e filmagens impressionantes do dia do terremoto, registradas pelas câmeras de segurança dos estabelecimentos atingidos.


Segui viagem bem abalado e pensativo e de tardezinha cheguei em uma outra cidade chamada "Lake Taupo", onde vou passar a noite. Mas contarei sobre ela amanhã.

Fui...






























Nenhum comentário:

Postar um comentário