terça-feira, 23 de julho de 2013

El-Jem & Matmata!

Hoje como eu sabia que era um dia longo de viagem, acordei as 6:00 e já coloquei o pé na estrada.
Meu primeiro destino foi uma passada rápida por um local chamado Cape D' Afrique que nada mais é do que uma belíssima praia onde na beira há um enorme cemitério islâmico ao redor de uma mesquita

De volta a estrada, cheguei na cidade de El-Jem. Uma cidadezinha de interior que passaria desconhecida se não fosse o fato de bem no centro dela estar localizado o terceiro maior coliseu romano do mundo.
É impressionante a visão de centenas de casas com apenas um piso ao redor desse gigante histórico.
Paguei 7 Dinars, (moeda local e equivalente a 3 euros), para ter acesso e logo que entrei fiquei boquiaberto. É incrível imaginar aquela arena, com capacidade para mais de 30.000 pessoas, lotada de apreciadores  das lutas sangrentas que ali aconteciam.
O melhor de tudo é que enquanto eu andava pelos antigos corredores percebi que eu estava completamente sozinho no meio de tudo aquilo. Subi então até o último andar e ainda escalei mais um pedaço para chegar na parte mais elevada e poder ter uma noção maior do tamanho da obra.
Lá de cima, fiquei muito tempo procurando alguma casa ao redor do coliseu que fosse um pouco mais alta do que o restante para que eu pudesse ver as ruínas de longe.
Avistei um prédio em obras e fui então até lá pedir se eu poderia entrar para tirar algumas fotos. Os senhores foram super atenciosos e me liberaram, depois voltei para o carro e segui viagem.

Por fim, passando por belas paisagens,  cheguei na cidade chamada Matmata onde entre as várias coisas interessantes há algo muito peculiar. Muitas das casas de antigamente, devido calor extremo do verão na região, eram feitas mais de 5 metros abaixo da terra, em buracos no chão. É possivel se ver como elas eram por dentro e como ficavam realmente refrigeradas naturalmente. Além disso, alguns moradores ainda vivem nessas casas, cada um no seu buraco. Há inclusive um hotel que ainda funciona na cidade e pelo seu diferencial, serviu como local das cenas de um dos filmes mais famosos de todos os tempos, STAR WARS.
Sim! A Tunisia é o berço de Star Wars, mas falarei mais sobre isso no post de amanhã dedicado inteiramente ao filme J.


Por fim, um por do sol lindo típico do deserto para dar boas vindas a noite...





































Nenhum comentário:

Postar um comentário