terça-feira, 24 de setembro de 2013

Machu Picchu!!!

Finalmente chegou o grande dia.

Acordamos as 4:00 da manha para, as 5:30, pegar o primeiro ônibus saindo de Águas Calientes em direção a Machu picchu.

Havíamos comprado o ingresso para o santuário também na agência que agendamos todos os passeios. O meu ingresso, diferente do da minha mãe e tia, incluía a subida em uma das duas montanhas existentes no parque, a Montanha Machu Picchu. A outra montanha, Waynapicchu, já estava com os ingressos para subir esgotados a mais de um mês, isso porque, Machu Picchu é considerado Patrimonio Mundial da UNESCO e por isso, as subidas as montanhas são limitadas em no máximo 400 pessoas por dia com somente dois horários para subir, das 7:00 as 8:00 e das 10:00 as 11:00.
Quem me conhece sabe que eu coloquei na cabeça que queria e ia conseguir subir nas duas, mesmo não tendo ingresso, mas vamos por partes...

Machu picchu é um lugar inexplicável!
Localizado a 2400 metros de altitude, sem duvida é um dos lugares mais incríveis que eu já estive. As construções, o nivelamento do terreno, os canais de escoamento da água vinda do alto das montanhas para abastecer a cidade, etc. Tantas coisas inimagináveis que foram pensadas pelos incas a mais de 500 anos atras. Um lugar para se passar o dia inteiro e inclusive visitar mais de uma vez na vida.

Voltando ao assunto, quando chegamos no santuário, fiz uma parada rápida para algumas fotos e então fui direto para a entrada de Waynapicchu ver se eu conseguia alguma brecha para poder subir a montanha. Primeiro da fila, fiquei mais de uma hora esperando ate que os portões abriram as 7:00 para iniciar a entrada. Insisti, pedi, implorei, mas nada de me deixarem passar. Eu já estava quase desistindo quando um dos homens que fica rondando a trilha para controle geral, estava atrás da mulher com quem eu falava e começou a fazer sinais pra mim tipo "vai la para aquele canto". Eu continuei o disfarce de que estava convencido que não ia poder subir e então fui calmamente para o canto indicado pelo homem. Lá ele me indicou um atalho pelo meio do mato que passava pelos portões de controle e depois entrava na trilha normal ate o topo da montanha.
Me misturei entre os outros que estavam no caminho, com a adrenalina de ser descoberto correndo por todo o corpo ate então chegar ao alto, a 2700 metros de altura, com uma vista maravilhosa de todo Machu Picchu abaixo.

2 horas depois, Depois de um tempo admirando a paisagem, pelas 9:00 desci e tive que sair pelo mesmo mato que entrei para não levantar suspeitas. Estava já um pouco exausto quando lembrei que tínhamos marcado uma visita guiada as 11:30 e eu ainda precisava subir toda a Montanha Machu Picchu para descer e chegar no horário para a visita. 
Diferente de Waynapicchu, a Montanha Machu Picchu tem 3082 metros e mesmo não sendo tao difícil quanto Waynapicchu para subir, com certeza cansa muito mais.
Exausto e sem sentir mais as pernas, cheguei ao topo da montanha para outro visual espetacular de Machu Picchu e das colinas dos andes que o cercam.

11:20 no relógio. Eu precisava descer correndo para pegar a visita guiada. Então la fui eu correndo montanha abaixo quase caindo e rolando para, depois de ter levado 1:30 para subir, chegar ao inicio da trilha em apenas 25 minutos.

Sem conseguir mais andar direito, alcancei o grupo da visita guiada onde estava minha mãe e minha tia e juntos fomos explorar a imensidão daquele lugar com tanta historia para contar.

Ficamos no parque das 6:00 até quase 16:00 e saímos de la sem conseguir ver tudo.
De volta a Águas Calientes, a noite, pegamos o trem e depois um transporte de volta a Cusco, parecendo 3 velhos de 90 anos, chegamos nos arrastando até nossas camas no hotel.