Eu tinha programado ir durante a manhã em um passeio de 4 horas para ver o famoso Encontro das Águas do Rio Negro com o Solimões. Depois desse passeio, por volta de 3 horas da tarde, eu pegaria um carro alugado para ir a Presidente Figueiredo. Porém, chegando no local combinado com o guia, ele acabou me convencendo de fazer um outro passeio primeiro e mais tarde o Encontro das Águas.
Nesse novo passeio, a primeira atividade que fizemos foi uma visita a uma tribo indígena no meio da selva. Fomos em uma pequena lancha de passeio e dessa vez só haviam brasileiros, eu, dois casais e mais uma senhora. Chegando na tribo já fomos muito bem recebidos pela índia que perguntou se queríamos ser pintados que nem eles. Todos aceitaram e ela então pegou uma planta que possui uma tinta dentro do fruto e que de acordo com o que me explicaram, é dessa planta que são feitos os bronzeadores solar. Depois de nos pintar, os índios fizeram uma apresentação para nós de como são os rituais deles. Eles tocavam vários instrumentos sonoros e dançavam e inclusive, na última dança, as índias foram nos pegar pela mão para irmos dançar também.
Saíndo da tribo indígena, fomos para uma praia para mais uma vez mergulhar com os botos. Dessa vez o mergulho estava incluso no meu pacote e chegando na praia ja me atirei na água esperando eles aparecerem.
Em menos de um minuto, os botos já estavam nos meus pés esperando qualquer comida que fosse. A única moradora dessa praia e responsável pelos botos chegou então com um balde cheio de peixes e eles ficaram loucos. Começaram a pular e a arrastar tudo o que viam pela frente, quase derrubando a senhora que estava conosco. Consegui tirar várias fotos com os botos e depois que acabaram os peixes a dona do local ainda pegou uma bola de plástico para nós brincarmos com os bichos. Quando tocávamos a bola para cima, o boto pulava e batia nela com o bico e logo já nadava para pegar a bola de novo. MUITO DIVERTIDO!
Depois dos botos, fomos a uma comunidade ribeirinha para almoçarmos e em seguida, iniciamos o percurso de volta onde iríamos passar de lancha no meio do famoso Hotel de Selva chamado Ariaú. Dizem que nesse hotel, há diárias de até R$4.000,00. Chegando no hotel, fiquei pensando porque alguém paga tanto para ficar em um local tão sem graça e feio. Parece uma favela com os apartamentos um do lado do outro. A única coisa que dizem que é muito legal são os passeios que o hotel oferece pela selva.
Voltando a Manaus, pegamos uma tempestade em "alto-rio" onde a lancha pulava demais e molhava todo mundo. As senhoras que estavam junto eram muito engraçadas. Elas riam de tudo mas ao mesmo tempo começaram a colocar os coletes salva-vidas com medo que elas fossem cair na água.
Por causa dessa tempestade, acabamos chegando de volta no porto bem mais tarde do que o planejado e eu tive que transferir o passeio do Encontro das Águas para outro dia.
Saíndo do porto, fui direto para a locadora de veículos para pegar o carro que eu tinha alugado. Fui a pé até lá passando por umas bibocas que eu jamais pensei que iria conhecer.
Já motorizado, peguei minhas coisas no hotel e parti direto para Presidente Figueiredo, que fica a uns 120km de Manaus. Saí em plena Hora do Rush e demorei horas só para sair do centro da cidade. Várias pessoas já tinham me alertado que os Manauaras dirigiam muito mal, mas eu não pensei que fosse tanto! Eles dirigem igual os chineses, um se atravessando na frente do outro sem respeitar nada, uma loucura!
Lá pelas 20:00 consegui sair da tranqueira para então entrar em uma estrada deserta totalmente reta e no meio do nada. Era só mato para os dois lados e longos 100km até Presidente Figueiredo numa pista bem sinalizada mas sem nenhum poste de luz. Acho que passei por no máximo 5 carros durante todo o percurso.
Cheguei em Presidente Figueiredo pelas 22:00 e fui direto para uma pousada que eu tinha lido recomendações muito boas. R$40,00 para um quarto privado com banheiro, ar condicionado, tv e ainda com café da manhã inlcuso.
Amanhã, inicío o tour pelas famosas cachoeiras daqui!
Fui...!
oooi,é tua priminha amada, Rafaela
ResponderExcluirmuito legal tua viagem
botinhos muito bonitinhos haha
aproveita aí embora eu nem soubesse
que tu tava viajando pra variar......
aa e o que a índia usou para te pintar,
não seria urucum?
beijinho